Leitor Contúdo do site.

SANTUÁRIO BASÍLICA NOSSA SENHORA MEDIANEIRA DE TODAS AS GRAÇAS

Conteúdo atualizado 11/26/2012.

A primeira ideia de construir um santuário à Medianeira, em Santa Maria, nasceu no Seminário São José, e foi realizada cinquenta anos depois.

O fortalecimento da devoção à Medianeira e os inícios do Santuário devem-se ao 3º bispo da Diocese de Santa Maria, Dom Antonio Reis, chamado o "o bispo da Medianeira". Ele marcou profundamente a história da cidade e da diocese. Grande devoto mariano, promotor entusiasta do culto a Nossa Senhora Medianeira, levou em frente a construção do santuário, como extensão natural da devoção mariana que o povo vinha tributando à Medianeira, na capela do Seminário São José.

Em 1935, Dom Antônio Reis colocou e benzeu a primeira pedra do Santuário. O projeto do Santuário foi feito por Emílio Zanon de Guaporé, RS. Os vitrais, pensados e executados por ele, representam motivos bíblicos marianos, bem como os principais marcos históricos da devoção da Medianeira em Santa Maria.

O Altar-Mor é recoberto de madeira fossilizada proveniente do município de Mata. Ao centro do presbitério é vista a imagem de Deus Trindade, evidenciando o Cristo Ressuscitado.

O Santuário foi inaugurado e dedicado liturgicamente no dia 15 de agosto de 1985, quando ocorreu o 75º aniversário da criação da Diocese e 50ª aniversário de benção da Primeira Pedra.

A Cripta do Santuário é destinada a serviços religiosos inerentes as tarefas de um Santuário. Além disso, encontram-se na Cripta os Ossários ou Jazigos Perpétuos de falecidos.

Vote Enquete

Qual destes estilos musicais você gosta.

Clássica
  Nativista