História

1910

Em 15 de outubro de 1910 foi criada a Diocese de Santa Maria- RS.

1928

Em fevereiro de 1928, chega à Santa Maria -RS, o grande incentivador e iniciador da DEVOÇÃO À MEDIANEIRA, Fráter Ignácio Rafael Valle. O Fráter nasceu em Nova Trento - SC, em 22/09/1902 e faleceu em 28/05/1982, na cidade de Porto Alegre - RS. Chegou em Santa Maria com apenas 26 anos e embora ainda não fosse padre, veio para fazer o seu estágio como professor e prefeito dos alunos no Seminário São José. 

Quando jovem, Valle sofreu com uma grave doença e foi então que ele fez uma promessa: dar e conhecer Nossa Senhora, especialmente, com o título de MEDIANEIRA DE TODAS AS GRAÇAS.



1929

Em 1929, o Papa Pio Xl concedeu a Diocese de Santa Maria o privilégio de poder realizar a Festa de Nossa Senhora Medianeira, com missa própria. Assim que o Papa Pio XI concedeu esse direito, o Fráter mandou vir da Bélgica um “santinho” com a imagem da Medianeira.


1930

24/05/1930

Assim que o “santinho” com a imagem de Nossa Senhora Medianeira chegou, Valle pediu para que Ida Stefani pintasse a imagem. Ida aceitou o pedido e enviou por trem o quadro da Medianeira. Valle o recebeu na Estação Ferroviária de Santa Maria.

31/05/1930

Foi realizada a PRIMEIRA FESTA DA MEDIANEIRA, na capela do Seminário São José, em âmbito diocesano. Durante a festa, foi inaugurado o primeiro quadro da Medianeira e também foi executado pela primeira vez o Hino Oficial com letra e autoria de Dom Aquino Corrêa e música de Pe. Jorge Zanchi. 

Durante o sermão festivo, Fráter Valle falou sobre graças já concedidas por Nossa Senhora. Ao final da missa, ofereceram doces e soltaram balões como forma de comemoração e agradecimento.

O grande sonho do Fráter era a construção do Santuário da Medianeira. 

05/09/1930

A cidade de Santa Maria-RS estava ameaçada pela Revolução, foi então que cerca de 30 mulheres organizaram uma Romaria para pedir proteção para a cidade. O povo recorreu à Medianeira, suas preces foram ouvidas e em 24/09/1930 terminou a revolução e nenhuma arma foi disparada na cidade.

14/09/1930

Realizou-se a PRIMEIRA ROMARIA DIOCESANA. Aproximadamente mil pessoas fizeram a procissão. Hoje, a Romaria recebe mais de 400 mil fiéis.









Fotos: Arquivo histórico da Basílica da Medianeira

1931

Fráter Valle foi embora de Santa Maria para que pudesse concluir seus estudos e ordenar-se sacerdote jesuíta. Porém, a sua missão com Medianeira permaneceu. Ele vinha para as romarias, incentivava cada vez mais as pessoas a terem devoção a Nossa Senhora e até organizava excursões para trazer romeiros a Santa Maria.

Fráter Valle chegou a viajar para o exterior com a finalidade de levar ao Papa Pio Xll pedidos para a definição dogmática de Mediação Universal de Maria Santíssima.  Durante o encontro com o Papa, Valle o presenteou com um paramento pintado com a imagem de Nossa Senhora Medianeira e posteriormente recebeu uma fotografia na qual o papa estava usando o paramento.

Fotos: Arquivo histórico da Basílica da Medianeira

É importante salientarmos que os círculos Operários exerceram uma importância muito grande na consolidação da Devoção à N. Sra. Medianeira, pois durante os primeiros 15 anos de romaria, foram eles os organizadores.

1935

Em 15/08/1935, o 3° Bispo de Santa Maria, Dom Antônio Reis, permite a CONSTRUÇÃO DO SANTUÁRIO, lançando a Pedra Fundamental.





Fotos: Arquivo histórico da Basílica da Medianeira

1942

Em 25 de Outubro de 1942, Dom João Becker, Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre proferiu a declaração de que NOSSA SENHORA MEDIANEIRA É A PADROEIRA DO RIO GRANDE DO SUL, em nome de todos os bispos da Província Eclesiásticas do Rio Grande do Sul.

1943

Em 12/12/1943 é realizada a 1 ª ROMARIA ESTADUAL, por iniciativa de Dom Antônio Reis, o qual ficou conhecido como “O Bispo da Medianeira.”

1962

Em 31/05/1962 Consagração de Santa Maria à Medianeira.


 

Foto: Arquivo histórico da Basílica da Medianeira

1969

Dom Luiz Victor Sartori, na época Bispo Diocesano, organizou a Comissão PRÓ-CONSTRUÇÃO DO SANTUÁRIO E DO ALTAR MONUMENTO.

1974

Em 21/04/1974, toma posse como Bispo Diocesano Dom Ivo Lorscheiter. Dom Ivo juntamente com a Comissão Central lideraram a conclusão do ALTAR MONUMENTO E SANTUÁRIO-BASÍLICA.

1975

Por ocasião da 32° Romaria Estadual, houve a INAUGURAÇÃO DO ALTAR MONUMENTO, realizada por Dom Albino Luciani, Cardeal Patriarca de Veneza, que em 1978 tornou-se o Papa João Paulo I, que teve um dos mais breves Pontificados da História: Apenas 33 dias.




Foto: Arquivo histórico da Basílica da Medianeira

 

1985

Em 15 de agosto de 1985, houve a INAUGURAÇÃO OFICIAL DO SANTUÁRIO, por Dom Carlos Furno, Núncio Apostólico do Brasil, com a presença dos Bispos Gaúchos.

 



Foto: Arquivo histórico da Basílica da Medianeira

1987

Em 31 de Maio de 1987, houve a elevação à dignidade de BASÍLICA DE NOSSA SENHORA MEDIANEIRA, fruto do empenho do então Bispo Diocesano Dom Ivo Lorscheiter, na época presidente da CNBB, que acompanhou pessoalmente o processo no Vaticano.

É o ÚNICO ESTADO a ter essa distinção pontifícia.

Por ocasião da 44° Romaria Estadual, realizada em 08/11/1987, vem a Santa Maria o Cardeal Patriarca de Lisboa Dom Antônio Ribeiro.

2004

Em 24 de março de 2004, Dom Hélio Adelar Rubert foi nomeado Bispo da Diocese de Santa Maria, onde permaneceu por 17 anos.

2005

Desde 12/11/2005 os restos mortais de Pe. Ignácio Valle foram transladados do Cemitério dos Jesuítas (São Leopoldo) para a Cripta do Santuário. 

2011

A Diocese de Santa Maria foi elevada a Arquidiocese pelo Papa Bento XVI, no dia 13 de abril de 2011.

2013

70 Anos da Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira.

2017

74ª. ROMARIA ESTADUAL DE NOSSA SENHORA MEDIANEIRA

Tema: “Com Maria Sigamos Jesus!”

Lema: “Ave, Ave, Ave Maria!”

Participação de aproximadamente 350.000 mil fiéis.




Foto: Arquivo histórico da Arquidiocese de Santa Maria.

2018

Inauguração da “Fonte de água da Medianeira” no dia 12 de outubro de 2018 , que está localizada no pátio do Santuário, habilidade do artista Diego Machado. Além de oferecer água aos fiéis, ela é símbolo de renovação, fé e boas energias. No mesmo dia, foi inaugurado o Monumento em homenagem aos 300 anos de N. Sra. Aparecida. Tanto a fonte quanto o monumento são frutos de doações de fiéis.

75ª. ROMARIA ESTADUAL DE NOSSA SENHORA MEDIANEIRA

Tema: “A Jovem chamada Maria, Mãe de Jesus!”

Lema: “Ave Maria, Ave Maria, Ave Maria, Mãe de Jesus!” 

Participação de aproximadamente 350.000 mil fiéis.


Foto: Arquivo histórico da Arquidiocese de Santa Maria.

2019

76ª. ROMARIA ESTADUAL DE NOSSA SENHORA MEDIANEIRA

Tema: “Com Maria, as pressas em missão!”

Lema: “Oh! Vem conosco, vem caminhar! Santa Maria, vem!”

Participação de aproximadamente 500.000 mil fiéis.


Foto: Arquivo histórico da Arquidiocese de Santa Maria.

2020

77ª ROMARIA ESTADUAL DE NOSSA SENHORA MEDIANEIRA

Tema: “Maria, não tenhas medo, pois achaste graça diante de Deus!” (LC1,30)

Lema: “Vida, eu te quero! Vida és tu, meu Deus!”

A primeira vez em quase oito décadas de história que a Romaria da Medianeira não teve a tradicional procissão a pé pelas ruas da cidade de Santa Maria em função da pandemia do coronavírus. A imagem de Nossa Senhora Medianeira saiu da Catedral Metropolitana em direção à Basílica da Medianeira, no caminhão do Corpo de Bombeiros sob a escolta de 20 veículos.

A participação do número de devotos foi reduzido, porém, como as celebrações foram transmitidas pelas redes sociais, TV e rádios o índice de acompanhamento através dos meios de comunicação foi muito elevado. Aproximadamente 580 mil postagens relacionadas a Medianeira foram contabilizadas pelos veículos de Comunicação da Arquidiocese de Santa Maria, durante a trezena e o dia da Romaria.


Foto: Arquivo histórico da Arquidiocese de Santa Maria.

2021

Em 15 de agosto de 2021, Dom Leomar Antônio Brustolin tomou posse como o mais novo Arcebispo da cidade de Santa Maria e em 14 de novembro de 2021, será realizada a 1ª Romaria presidida por ele e a 78ª Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças.