PADROEIRA

NOSSA SENHORA MEDIANEIRA DE TODAS AS GRAÇAS

Impossível começar a falar de Nossa Senhora Medianeira sem mencionar Pe. Ignácio Rafael Valle. Esse, foi o grande incentivador e iniciador da DEVOÇÃO À MEDIANEIRA.  Foi em fevereiro de 1928 que ele chegou à Santa Maria, com apenas 26 anos e embora ainda não fosse padre, veio para fazer o seu estágio como professor e prefeito dos alunos no Seminário São José.

Em 1929, o Papa Pio Xl concedeu a Diocese de Santa Maria o privilégio de realizar a Festa de Nossa Senhora Medianeira, com missa própria. A Primeira Festa da Medianeira foi realizada em 31 de maio de 1930, na Capela do Seminário São José. Assim que o Papa Pio XI concedeu esse direito, o Fráter mandou vir da Bélgica um “santinho” com a imagem da Medianeira e assim que ele chegou, Valle pediu para que Ida Stefani pintasse a imagem. Ida aceitou o pedido e enviou por trem o quadro da Medianeira. 

No dia 05 de setembro do mesmo ano, aproximadamente 30 mulheres organizaram uma Romaria para pedir proteção para a cidade de Santa Maria-RS, visto que a cidade estava ameaçada pela Revolução de 1930. O povo recorreu à Medianeira, suas preces foram ouvidas e em 24 de setembro terminou a revolução e nenhuma arma foi disparada na cidade.

Após algum tempo, Fráter Valle foi embora de Santa Maria para que pudesse concluir seus estudos e ordenar-se sacerdote jesuíta. Porém, a sua missão com Medianeira permaneceu. O Fráter vinha para as romarias, incentivava cada vez mais as pessoas a terem devoção a Nossa Senhora e até organizava excursões para trazer cada vez mais romeiros até Santa Maria.

Ignácio Valle chegou a viajar para o exterior com a finalidade de levar ao Papa Pio Xll pedidos para a definição dogmática de Mediação Universal de Maria Santíssima.  Durante o encontro com o Papa, Valle o presenteou com um paramento pintado com a imagem de Nossa Senhora Medianeira e posteriormente recebeu uma fotografia na qual o papa estava usando o paramento.

Em 25 de outubro de 1942, Nossa Senhora Medianeira foi proclamada Padroeira do Estado do Rio Grande do Sul, pelo Arcebispo Metropolitano Dom João Becker e pelos demais bispos do Estado. A partir de 1943 a Romaria passou a ser Estadual e realizada sempre no 2° Domingo do Mês de Novembro. Nos últimos anos, a Romaria consiste nas Trezenas Móveis, Trezenas Penitenciais, Missa pela Saúde, Vigília Preparatória e a própria Romaria.

Hoje a Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças é considerada um dos MAIORES EVENTOS RELIGIOSOS do Rio Grande do Sul, recebendo cerca de 400 mil fiéis. São milhares de devotos que relatam ter alcançado inúmeras graças concedidas por Nossa Senhora Medianeira, em especial na forma de milagres.


ORAÇÃO À MEDIANEIRA DE TODAS AS GRAÇAS

À vossa proteção recorremos, Virgem Maria, Medianeira de todas as graças.

Vosso olhar misericordioso a nós volvei.

Em vós confiamos e esperamos; sois conforto na tribulação, força no combate ao maligno e guia na estrada do bem.

Com a luz de Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, iluminai nossa Igreja nos caminhos do Evangelho.

Inspirai as vocações ao sacerdócio, à vida consagrada e ao matrimônio.

Dai-nos olhos para ver as necessidades dos nossos irmãos e irmãs e ensinai-nos a cuidar daqueles que passam por provações.

Livrai-nos dos males e perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.

Ó Clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.

Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Amém.


Dom Leomar Antônio Brustolin

Arcebispo Metropolitano de Santa Maria