Leitor Contúdo do site.

Romaria Estadual Medianeira

Conteúdo atualizado 3/31/2017.

O ano de 1930 marcou início da festa da Medianeira em Santa Maria.  No dia 31 de maio de 1930, precedida com solene tríduo em toda Diocese de Santa Maria, é celebrada pela primeira vez, na data de sua Festa litúrgica, a Festa de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças.

Neste ano a cidade de Santa Maria estava ameaçada por um confronto armado entre unidades militares. Um grupo de 23 mulheres realizou uma caminhada pedindo a Nossa Senhora Medianeira que não houvesse o conflito.  E ainda hoje o povo testemunha: “A Medianeira nos salvou da morte.”

Em 1935, Dom Antônio Reis colocou e benzeu a primeira pedra do Santuário. Em 25 de outubro de 1942, Nossa Senhora Medianeira foi proclamada Padroeira do Rio Grande do Sul, pelo Arcebispo Metropolitano, Dom João Becker.

A partir de 1943 começaram as Romarias Estaduais e até hoje, centenas de milhares de peregrinos, romeiros e devotos já passaram pelo Santuário Basílica de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças.

A Romaria acontece sempre no seg

undo domingo do mês de novembro. Até 2012 já acontecerem 69 edições da Romaria Estadual.

Vote Enquete

Qual destes estilos musicais você gosta.

Clássica
  Nativista