Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira acontece neste domingo

Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira acontece neste domingo

O maior evento religioso do estado será realizado com Missa Campal e procissão motorizada.

Em sua 78ª edição, a Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças acontece neste domingo (14) seguindo orientações dos órgãos públicos frente ao combate à transmissão da COVID-19.  Como forma de atender as demandas religiosas e populares a organização da romaria e as autoridades programaram o trajeto e ações do evento. O início da procissão motorizada acontece às 8h30, em frente à Catedral Metropolitana de Santa Maria e segue pela Avenida Rio Branco, Rua do Acampamento e Avenida Medianeira, quando a Imagem Peregrina chega ao Altar Monumento para celebração da Missa Campal em homenagem à Nossa Senhora.

  O Parque da Medianeira estará preparado para acolher os devotos, no entanto, seguindo o decreto vigente, haverá um controlador de acessos no local, para liberar setecentas pessoas para participarem da missa dentro da Basílica e 7.300 pessoas para celebrarem no parque. O acesso ao local será pelo portão principal e exclusivamente para pedestres. Para melhor atendimento ao público, a organização solicita que os romeiros cheguem com antecedência ao parque.

Procissão Motorizada

  Serão liberados 100 automóveis, por ordem de chegada, para acompanhar o cortejo pelas ruas da cidade. Os veículos devem fazer sua concentração na Avenida Rio Branco após a Rua dos Andradas. No entanto, os carros não poderão acessar ao parque e devem seguir pela Avenida Medianeira após a entrada da Imagem.

  Para realizar a procissão, o trânsito da cidade sofrerá algumas intervenções a partir das 6h30min, quando as Rua Andradas, Rua do Acampamento e Av. Medianeira até a rua Visconde de Pelotas serão bloqueadas para a passagem de carros. As 10 horas as Rua Acampamento e Av. Medianeira, até o semáforo com a rua Duque de Caxias, retomam o fluxo de veículos. Entre 10 e 12 horas, visando a saída da Missa Campal a Avenida Medianeira, no trecho entre a Duque de Caxias e Visconde de Pelotas permanecerá fechada para trânsito de veículos. Ao meio dia o trânsito de veículos voltará a ser liberado nos dois sentidos da Avenida Medianeira.

Missa Campal

Realizada às 10 horas, no Altar Monumento, com celebração do Arcebispo Metropolitano, Dom Leomar Antônio Brustolin. Está é a celebração oficial da Romaria e terá momentos especiais como a concelebração do Clero Arquidiocesano.

Missas de hora em hora na Basílica

  Serão realizadas missas de hora em hora na Basílica, das 5 da manhã até às 18 horas. Para participar das missas na Basílica será necessário a retirada de fichas de controle de acesso do público. As fichas serão fornecidas 15 minutos antes de cada celebração.

Demais atividades religiosas no Santuário

A Vigília devocional tem início no sábado às 18 horas e se estende até às 4 horas da madrugada de domingo.

Os devotos que desejarem visitar a Imagem dentro da Basílica poderão fazer sua veneração seguindo as orientações dos Guardiões que estarão devidamente identificados.

Como tradicionalmente acontece, padres de toda a Arquidiocese permanecerão na cripta para confissões.

A Capela das Velas estará aberta a partir das 6 horas para os fiéis acenderem velas e realizarem preces e orações.

A Fonte Nossa Senhora Medianeira com água benta será liberada às 7 horas para os romeiros.

Serviços dentro do Parque

Para melhor atendimento ao público serão disponibilizadas uma praça de alimentação, serviços de ambulância e banheiros.

As forças de segurança pública e segurança particular estarão orientando tanto ao trânsito quanto aos pedestres;

As atividades no parque encerram as 17 horas.

Atenção para o bloqueio de ruas

Av. Rio Branco - Rua dos Andradas

Rua Venâncio Aires - Rua Floriano Peixoto

Rua Astrogildo de Azevedo - Rua Floriano Peixoto (ônibus T Neves e moradores na contramão) Rua Professor Braga - Rua Tuiuti

Rua Tuiuti - Rua Riachuelo

Rua Riachuelo - Rua Pinheiro Machado

Rua José Bonifácio - Rua Professor Braga

Av. Medianeira - Rua Gen. Neto

Av. Fernando Ferrari - Rua João Rolim 

Rua 19 de novembro - Travessa Paraíba

Rua Paraíba - Travessa Paraíba

Rua 12 de outubro - Rua José Carlos Kruel

Rua Floriano Peixoto - Rua 24 de fevereiro

Rua Marquês do Herval - Rua D. Pedro ll

Rua Heitor Campos - Rua Dr. Theodorico

Rua General Osório - entrada Residencial Madre Paulina

Av. Medianeira - Rua Visconde de Pelotas

Rua Visconde de Pelotas - Rua Inconfidentes

Rua Barão do Triunfo - Rua Farrapos

Rua Duque de Caxias - Rua Felipe de Oliveira

Rua Floriano Peixoto - Rua Felipe de Oliveira

Ponto provisório de Táxi:  Será instalado um ponto de táxi provisório na Avenida Medianeira, entre a Rua Duque de Caxias e a Travessa Medianeira. O horário será das 7h30min às 12h30min.

Transporte coletivo

Os veículos do transporte coletivo que saírem do Centro em direção a Basílica, estarão identificados no para-brisas como Romaria.

Os pontos de embarque e desembarque localizados na Avenida Rio Branco a partir da Rua dos Andradas até o final da Rua Acampamento, estarão desabilitados das 7h30min até as 10h, em virtude do bloqueio no trecho. Por isso, os ônibus das linhas Sul e Oeste, que saem do Centro, a partir do terminal do Colégio Estadual Manoel Ribas (Maneco), e trafegam pela Avenida Rio Branco, no sentido Centro-Bairro, converterão à direita na Rua dos Andradas, à esquerda na Rua Floriano Peixoto, seguir pela via e converter à direita na Avenida Presidente Vargas. Já as linhas para o sentido Oeste, em direção ao Bairro Camobi, saem do Maneco, após trafegam pela Avenida Rio Branco, convertem à esquerda na Rua Silva Jardim, à direita na Rua Benjamin Constant, à esquerda na Rua Bento Gonçalves, à direita na Rua Pinto Bandeira, à esquerda na Avenida Dores e seguem até o bairro;
  Após as 10h, os ônibus que saem do Centro em direção à Basílica, a partir do Maneco, descem a Avenida Presidente Vargas, Avenida Ângelo Bolson e Avenida Medianeira. Para as pessoas que estiverem na Basílica e desejam retornar ao Centro, o ponto de embarque será na Avenida Medianeira, em frente a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, conversão à esquerda na Rua Visconde de Pelotas, segue via Avenida Presidente Vargas e retornam até o Maneco;
  As demais linhas onde existe um adensamento maior da população terão reforço para receber com o maior conforto os usuários advindos da Basílica da Medianeira. A secretaria lembra, ainda, aos passageiros que utilizarem a linha que circula pelas proximidades da Basílica, poderão fazer uso da integração, dentro do horário estabelecido;
  No período das 7h30min até as 10h, será desabilitada a parada do transporte coletivo que fica na Avenida Dores, em frente ao supermercado da Rede Vivo. Após este horário, será normalizado o tráfego dos ônibus;