Confira a programação da Trezena móvel da 76ª Romaria Estadual da Medianeira

Notícia Publicada em 25/09/2019

Pe. Enio José Rigo(org).

TEMA:  “COM MARIA, ÀS PRESSAS, EM MISSÃO”

LEMA:  “Ó VEM CONOSCO, VEM CAMINHAR, SANTA MARIA, VEM”!

1ª noite da Trezena – 27/10/2019 – Domingo - Paróquia da Catedral Metropolitana

Presidência e pregação: Dom Hélio Adelar Rubert

Tema:  Com Maria, às pressas, em missão, ao encontro da família: primeira escola da fé, (DAp n. 302) lugar onde se formam pessoas e se constrói a sociedade (Papa Francisco, 14/09/2014).

2ª noite da Trezena – 28/10/2019 – Segunda-feira - Paróquia Nossa Senhora da Glória – Camobi

Tema: Com Maria, às pressas, em missão, ao encontro das Paróquias: células vivas da Igreja, (DAp 304) da transmissão da fé e irradiação da missão (Papa Francisco, 21/10/18).

3ª noite da Trezena – 29/10/2019 – Terça-feira - Paróquia São João Evangelista

Tema:  Com Maria, às pressas, em missão, ao encontro da IVC: pelo anúncio, encontro pessoal com Jesus, conversão, seguimento em comunidade, amadurecimento da fé, prática dos sacramentos, do serviço e da missão (DAp n. 289).

4ª noite da Trezena – 30/10/2019 – Quarta-feira - Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Tancredo Neves

Tema: Com Maria, às pressas, em missão, ao encontro das Pequenas Comunidades Eclesiais: meios privilegiados para a Nova Evangelização e da missão (DAp n. 307ss).

5ª noite da Trezena – 31/10/2019 – Quinta-feira - Santuário Nossa Senhora de Lourdes – Paróquia da Ressurreição

Tema:  Com Maria, às pressas, em missão, ao encontro dos movimentos eclesiais e das novas comunidades: lugares de recuperar a identidade batismal e a ativa participação na vida missionária da Igreja (DAp n. 311ss).

6ª noite da Trezena – 01/11/2019 – Sexta-feira. Paróquia: Paróquia Nossa Senhora das Dores

Tema: Com Maria, às pressas, em missão, ao encontro dos Seminários e Casas de Formação religiosas: espaços privilegiados para a formação de discipulos(as) missionários(as) (DAp n. 314ss).

7ª noite da Trezena – 02/11/2019 – Sábado – (Fiéis defuntos). Paróquia: Santo Antônio – Patronato

Tema: Com Maria, às pressas, em missão, ao encontro de pensadores e pessoas que estejam nos níveis de decisão, além de empresários, políticos, dirigentes sindicais e de organizações da sociedade civil (DAp n. 492).

8ª noite da Trezena – 03/11/2019 – Domingo (Solenidade de Todos os santos) - Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Tema: Com Maria, às pressas, em missão, ao encontro dos Centros educativos, escolas, Faculdades, Universidades: espaços de evangelização da cultura e formação das novas gerações (DAp  331ss).

9ª noite da Trezena – 04/11/2019 – Segunda-feira - Paróquia: Senhor do Bom Fim

Tema:  Com Maria, às pressas, em missão, ao encontro do mundo das Comunicações, evangelizando pessoas e meios, sendo lugares privilegiados do anúncio da mensagem evangélica (DAp n. 484ss).

10ª noite da Trezena – 05/11/2019 – Terça-feira - Paróquia: Nossa Senhora do Rosário

Tema: Com Maria, às pressas, em missão, ao encontro da evangelização do turismo e do entretenimento: clubes, esporte, cinema, centros comerciais (DAp n. 493ss).

11ª noite da Trezena – 06/11/2019– Quarta-feira - Paróquia: São José do Patrocínio

Tema: Com Maria, às pressas, em missão, ao encontro dos espaços de diálogo entre fé e ciência pela sublime arte de educar, cuidar da vida e do Planeta (DAp n. 496).

12ª noite da Trezena – 07/11/2019 – Quinta-feira - Paróquia: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Tema: Com Maria, às pressas, em missão, ao encontro dos grandes desafios da urbanização, com experiências, estilos e linguagens para encarnar o Evangelho na cidade (DAp n. 517ss).

13ª noite da Trezena –– 08/11/2019 -  Sexta-feira - Paróquia: Santa Catarina

Tema: Com Maria, às pressas, em missão, ao encontro do mundo do sofrimento humano: hospitais, encarcerados, excluídos, dependentes da droga, periferias e desintegração familiar (DAp n. 517ss).

I. SOBRE A REALIDADE BÍBLICA E TEOLÓGICA

• Os temas foram todos tomados do Documento de Aparecida que apresenta os lugares do encontro com Jesus, e centros de irradiação de nossa missão, com a presença maternal de Maria, a Medianeira de Todas as Graças.
  • A homilia deverá, a partir da Palavra, apresentar luzes para a evangelização e ações missionárias destas grandes realidades e seus cenários de vida.

II. SOBRE A LITURGIA DA MISSA DA TREZENA

- As leituras bíblicas podem ser as próprias do dia ou de livre escolha da Paróquia onde se prega e em sintonia com a temática do dia.

Teste antes a sonorização e os leitores. Combine, antes, quem, quando e onde padres e ministros levam a comunhão e onde os padres atendem confissões. O Evangelho é proclamado pelo diácono(haja uma escala entre eles). A animação e os animadores do canto são importantíssimos. Prepare-os e oriente-os.

- Toda liturgia é voltada ao Pai mas, com uma moldura mariana. Situe em cada missa o povo, sobre o dia anterior e o dia seguinte. Tudo muito enxuto. Onde, quem e o tema.

- A homilia segue o costume: QUEM LEVA, PREGA OU DELEGA.

- O tempo da espera da imagem seja de canções e orações.  A presidência é do Arcebispo.

- Um gesto de gentileza disponibilizando água à vontade aos romeiros, antes e depois da missa, será bem-vindo. Nunca durante a missa.

III. SÁBADO, 09 de novembro

- Na véspera da Romaria, no sábado à tarde às 15h, no Santuário-Basílica, Missa pela saúde e com os doentes.

IV. DIARIAMENTE, NO SANTUÁRIO-BASÍLICA, ÀS 6H15MIN, ACONTECE A TREZENA PENITENCIAL.