3º Ano Vocacional do Brasil

Notícia Publicada em 03/05/2021

Por Pe. Clécio Almeida

3º Ano Vocacional do Brasil

A 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil aprovou por unanimidade que aconteça no Brasil, em 2023, o Ano Vocacional. Mas o que vem a ser isso? O que isso implica?

Precisamos ir nos preparando como Arquidiocese para todas as propostas que os bispos farão, no sentido da oração e da formação. Um Ano Vocacional precisa mexer com todos nós!

Nesse sentido, o Serviço de Animação Vocacional apresenta, desde já, algumas propostas para irmos nos preparando para o Ano Vocacional brasileiro: Formação de Animadores Vocacionais Leigos (equipes vocacionais paroquiais) e Hora Santa Vocacional (adoração eucarística 1 vez ao mês, a partir do Santuário Vocacional).

A proposta das EVPs esteve presente nos planos da Ação Evangelizadora de anos anteriores, mas não se concretizou. O Ano Vocacional a ser vivenciado no Brasil pode ajudar a comprometer presbíteros e lideranças na concretização dessa necessidade. Para isso, já temos um calendário bem definido e um roteiro formativo a ser aplicado. As paróquias vão topar? Enviaremos o link para inscrição demais informações diretamente às paróquias.

A Hora Santa Vocacional é uma oportunidade para estarmos unidos ainda mais pelo vínculo da oração desde o Santuário Basílica da Medianeira, nosso Santuário Vocacional.

Acontecimentos

- 15 de abril, quarta-feira: aconteceu o segundo encontro do Serviço de Animação Vocacional para planejamento de 2021.

- 17 de abril, sábado: aconteceu o Vinde e Vede online, que contou com a participação de 17 meninos de 12 a 16 anos, de várias paróquias da Arquidiocese.

- 18 de abril, domingo: aconteceu o Recolhimento Segundo o meu coração, no Centro Tabor em Itaara, para rapazes a partir de 17 anos.

- 24 de abril, sábado: em preparação ao Dia Mundial de Oração pelas vocações, o SAV realizou a Hora Santa Vocacional a partir do Santuário Basílica da Medianeira, que pode ser acompanhada pelas redes sociais.

Imagens desses momentos nós divulgaremos na próxima edição.

O que temos pela frente

- 4 de junho, sexta-feira, 20h:1ª Formação para as EVP’s (Equipes Vocacionais Paroquiais) via Google Meet.

- 29 de maio, sábado, 20h: Hora Santa Vocacional transmitida do Santuário Basílica da Medianeira.

- Próximas reuniões do SAV: 19 de maio, 7 de julho, 8 de setembro e 24 de novembro.